Livros

quarta-feira, fevereiro 4

Lika leu: Agridoce



Título: Agridoce
Autora: Simone O. Marques
Editora: Literata
Ano: 2012
Páginas: 342

Outro dos livros adquiridos na Bienal do livro de São Paulo de 2014. Eu estava numa fila para autografar meus livros de outro autor, quando fui abordada pela Simone que divulgava seu trabalho ali no estande ao lado. Conversamos e claro que me encantei, e lá fui eu adquirir meu exemplar. Esse li logo que cheguei em casa e me apaixonei por cada sabor e aroma.

O livro nos apresenta a história de Anya, uma estudante de gastronomia, simpática e quase normal. O quase fica por conta de uma doença rara, que a impede de sair ao sol. Por conta dessa alergia, possui uma vida social pacata e com poucos amigos. Apesar de solitária, Anya é alegre e tem uma ótima relação com o pai.

Em uma noite quente, ela resolve passear pela praia e um cheiro agridoce no ar parece tirá-la do prumo, principalmente por ser incapaz de identificar a sua origem. Aquilo a consome e a busca é quase desenfreada para descobrir de onde vem aquele aroma, que a deixa com água na boca e seus sentidos tão alucinados. Ao encontrar a origem, se depara com um rapaz de corpo escultural saindo do mar tal quão um tritão, e ao se ver em seus braços o morde com desejo buscando sentir nos lábios o que o aroma evocara.

Este é o início de uma série de eventos e confusões pelo qual passamos pelo livro. Anya é então exposta a sua real condição. Carrega em seu sangue um vírus, que a torna uma Portadorasim, uma vampira! Mas longe de brilhar no sol, ou dos clichês de sempre, a doce menina não está pronta para sua nova condição ficando fragilizada.

Quando um portador desperta, em algum lugar despertam o seu Antagonista, aquele cujo instinto e determinação vital é matar o portador. Outro que desperta para apimentar essa relação é o Escravo alguém cuja a motivação primordial é proteger e alimentar seu protetor. Não importa onde surjam cada um desses componentes, eles irão se encontrar cedo ou tarde.

E justamente com esse despertar surge então uma necessidade de proteger a vida de Anya que está determinada em levar uma vida normal, humana, mesmo sabendo que seu antagonista pode ser qualquer um, em qualquer lugar. 

O livro é saboroso, com gostinho de quero mais, somos brindados com personagens bem construídos, que tem papéis essenciais, e bem delineados na trama. a narrativa é leve e envolvente e trás sabores e aromas que brincam com o leitor, deixando-o com água na boca. Eu aconselho uma boa barra de chocolate à mão ao ler Agridoce...

Nenhum comentário:

Postar um comentário