Livros

segunda-feira, setembro 28

Lika Leu: O vilarejo




Título: O vilarejo
AutoraRaphael Montes
Editora: Suma das Letras
Ano: 2015
Páginas: 96

O vilarejo, não sei nem como começar a falar desse livro me perdi em suas páginas, envolvida por cada um de seus personagens, e confesso que em vários momentos minha respiração parou, pensei li e reli, olhei as imagens que por sua vez, também me hipnotizaram, e me apaixonei ao passo que os arrepios percorriam meu corpo.

São sete contos, um para cada demônio, um para cada pecado capital, todos envolvendo os moradores de um único vilarejo, que foi esquecido por Deus, e pelos homens, a guerra separou o local do resto do pais, estradas bloqueadas pela neve, pessoas isoladas com fome e frio, e claro a podridão humana. 

Não há uma ordem específica para se ler, podemos optar por contos aleatórios, ou seguir a ordem em que se apresentam no livro, não importa, as histórias são independentes, mas interligadas, fascinantes e medonhas. Alguns contos mexeram mais comigo do que outros.

Meu fascínio e estupor ficaram oscilando entre a gula, a ganância e a ira, esses contos em particular, eu li e reli ao menos três vezes, buscando assimilar o meu espanto, com tamanho encanto frente ao humano, sim ao humano, pois o humano, pode ser muito mais perverso do que imaginamos.
Os demais contos são envolventes, e assustadores, que também nos fazem navegar pela maldade que bate a nossa porta dia após dia.

A abordagem da alma humana em sua primitividade e podridão, com toda sua falha e mesquinharia, é o que nos leva a virar cada uma das páginas desse pequeno livro, Pequeno sim, poucas páginas  sim, mas com um peso absurdo .

Os desenhos são um capitulo a parte, coloquei aqui alguns dos desenhos que você encontra no livro, que passam exatamente aquilo que lemos, é como se autor e desenhista constituíssem um só ser , pois um completa o outro nessa linda e macabra obra.

O autor é de uma simpatia impar, mesmo com aqueles que como eu, não conheciam suas obras. Fui na noite de autógrafos dele, por acaso,e me encantei com obra e criador, mas esse será apenas o primeiro dele que li, pois a sua escrita leve, ainda que por temas pesados, me cativou












Um comentário:

  1. Primeiro, antes de tudo: AMEIIIII O NOVO TEMPLATE!!!!
    Segundo, eu estou apaixonada nesse livro, foi um dos livros que mais amei esse ano. Logo logo venho comentar minha opinião melhor. Beijo guardiã :*

    ResponderExcluir