Livros

sexta-feira, setembro 18

Paty Leu : Eleanor & Park



Título: Eleanor & Park
Autora: Rainbow Rowell
Editora: Novo Século
Ano: 2014
Páginas: 328

Sinopse: Eleanor & Park é engraçado, triste, sarcástico, sincero e, acima de tudo, geek. Os personagens que dão título ao livro são dois jovens vizinhos de dezesseis anos. Park, descendente de coreanos e apaixonado por música e quadrinhos, não chega exatamente a ser popular, mas consegue não ser incomodado pelos colegas de escola. Eleanor, ruiva, sempre vestida com roupas estranhas e “grande” (ela pensa em si própria como gorda), é a filha mais velha de uma problemática família. Os dois se encontram no ônibus escolar todos os dias. Apesar de uma certa relutância no início, começam a conversar, enquanto dividem os quadrinhos de X-Men e Watchmen. E nem a tiração de sarro dos amigos e a desaprovação da família impede que Eleanor e Park se apaixonem, ao som de The Cure e Smiths. Esta é uma história sobre o primeiro amor, sobre como ele é invariavelmente intenso e quase sempre fadado a quebrar corações. Um amor que faz você se sentir desesperado e esperançoso ao mesmo tempo.

A Trama  

Eleanor & Park é um daqueles livros que te fazem pensar sobre ele dias após terminar de ler. Isso me deixou com o coração partido mas estranhamente feliz e muito apaixonada por Eleanor, Park e seu relacionamento improvável. 

Toda a trama se passa no estado de Nebraska (E.U.A) e gira em torno de dois adolescentes na década de 80. Park um rapaz descendente de coreanos que não chega ser um tipo popular no colégio mas também está longe de ser um párea porque quando era um pouco mais jovem namorou Tina - a garota mais popular do colégio e Eleanor, uma garota grandona, ruiva, que usa roupas masculinas, tem uma família disfuncional e como se não bastasse, sofre bullying justamente por ser como é. Ela muda de colégio e é quando conhece Park. Se você espera "amor à primeira vista" neste romance, esqueça! O relacionamento entre Eleanor e Park se desenvolve muito lentamente, eles se sentam juntos no ônibus todas as manhãs e isso faz com que você saboreie cada momento.

Para se ter uma ideia, boa parte da história se passa dentro do ônibus escolar. Aliás esse é o pano de fundo para o início da história quando a Eleanor entra no ônibus e o único lugar vago é ao lado do Park. A princípio, ele não se sente à vontade mas acaba se condoendo da novata permitindo que ela se sente ali. A partir daí, todos os dias, Eleanor ocupa o assento ao lado dele. Park é um cara que gosta muito de música e quadrinhos e durante as viagens até o colégio Eleanor começa a ler as histórias por cima do ombro dele (quem nunca?), então eles acabam se aproximando, se tornando amigos e, futuramente, namorados. Como eu disse, nada de paixões fulminantes.

A vida doméstica de Eleanor é uma parte importante de sua história, permitindo que a autora trate de questões muito graves, como a violência doméstica e as relações doentias. O contraste entre os pais de Park e os de Eleanor é gritante e, apesar de reticentes à primeira vista com Eleanor, com o namoro eles acabam se aproximando e cuidando da garota.

Agora que falei da ambientação da trama, preciso falar sobre Eleanor & ParkNo começo, admito que não gostei particularmente de nenhum deles, mas rapidamente mudei de ideia e com o passar dos capítulos uma certeza cresceu em mim: a certeza de que estes dois pertenciam um ao outro. O que se torna evidente na forma como eles se ajudam mutuamente e tornam a vida um do outro melhor. Tudo começou com quadrinhos de X-Men mas terminou com muito mais do que isso. 

Veredito: Se você está procurando um romance fofo para 'desopilar' indico Eleanor & Park. É rápido de ler (li em dois dias), envolvente e te ajuda (MESMO) a passar o tempo. O livro tem alguns pequenos defeitos, a tradução ficou um tantinho confusa, alguns errinhos de revisão mas nada que comprometa a leitura. É uma obra bem interessante para quem curte os livros do John Green, Stephen Chbosky, Daniel Handler e vai arrancar lágrimas de muitos leitores.
O que mais me chamou a atenção em Eleanor & Park são as inúmeras referências a cultura pop dos anos 80, especialmente a música como The Cure e The SmithsNão há celulares, tablets, IPADs ou qualquer uma das ferramentas modernas de comunicação com as quais lidamos no nosso cotidiano. Nada disso faz parte da realidade dos nossos protagonistas que, ao invés disso, se falam pelo telefone (fixo, sim!) e pessoalmente. Não é incrível? Eu acho.

Outras informações sobre a obra:
- Foi anunciado o filme sobre o livro em 2015, os direitos foram comprados pela DreamWorks e a própria Rainbow será a responsável pelo roteiro. Segundo o site da autora, ele está em processo de produção, muito embora nem diretor nem elenco tenham sido definidos.
- Em 2013, Eleanor & Park foi o vencedor do Goodreads Choice Award de Melhor Ficção Jovem Adulto.

E para encerrar minha primeira resenha por aqui, o booktrailer produzido pela Novo Século para o livro.


5 comentários:

  1. Eu fiquei apaixonada por esse livro, e realmente o final faz ficar pensativo. Paty adorei a resenha, seja bem vinda :*

    ResponderExcluir
  2. Primeira resenha desse livro que li, até agora ele não tinha DEFINITIVAMENTE me chamado atenção! Agora tudo mudou! Que casal diferente! Disfuncional e no entanto.... um relacionamento que não é fulminante! Adorei a ideia desse livro, ele saiu do status: "Não vou ler" para o "PRECISO LER!".

    Obrigada por bota o livro na minha listinha! <3

    Pandora

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eleanor e Park é muito fofo, e é uma leitura bem fluida. Você vai amar.

      Excluir